quinta-feira, 8 de outubro de 2015

Processos de Avaliação



1. Introdução ao tema e apresentação do curso


Esta aula tem como objetivo apresentar a disciplina e introduzir os graduandos à temática da avaliação educacional, a partir da apresentação de um breve histórico da avaliação educacional, ressaltando-se aspectos do desenvolvimento dessa temática no Brasil.
Profª. Drª. Adriana Bauer




Avaliar
  • Avaliação - presente em todos os domínios da atividade humana;
  • Avaliação informal (impressionista) x avaliação (sistematizada);
  • Foco do curso: avaliação sistemática

Consequências da  avaliação:
  • Pressão;
  • Competitividade;
  • Classificação;
  • comparação;
  • Punição;
  • Sentimento de fracasso.
Os professores e o ato avaliativo:
  • Cursos de formação inicial dos professores
  • Foco na crítica ao caráter técnico da avaliação - pouco subsídio á prática avaliativa.
  • Pouca integração entre a avaliação e filosofia educacional do professor.
Prática avaliativa: questões
  • Para que avaliar?
  • O que avaliar?
  • Quando avaliar?
  • Como avaliar?
  • Como julgar os aprendizados dos alunos?
  • O que fazer a partir desses resultados?
Planejamento da avaliação: Plano de ensino do professor e parte do processo pedagógico da escola:
  • Preparação;
  • Aplicação;
  • Análise e interpretação;
  • Devolutiva.
Desafios à avaliação escolar:
  • Relacionar à avaliação ao ensino e à aprendizagem;
  • Instaurar uma nova cultura avaliativa nas escolas -de uma avaliação classificatória e seletiva, para um instrumento de apoio ao ensino e aprendizagens;
  • Inserir a avaliação em um projeto pedagógico coletivo;
  • Deixar claro os critérios avaliativos;
  • Produzir instrumentos avaliativos claros, válidos e diversos.
Contradições - avaliação interna e avaliação externa
  • Conhecer e analisar as principais concepções e práticas de avaliação da aprendizagem;
  • Relacionar tais práticas com suas implicações nos processos de ensino e aprendizagem;
  • Identificar práticas avaliativas que estejam a serviço da aprendizagem de todos os alunos;
  • Instrumentalizar os estudantes para acompanhar os debates em torno das avaliações em larga escala e dos indicadores educacionais existentes no Brasil.

2. Avaliação Educacional: iniciando nossa conversa

Definir avaliação educacional, explorando, em especial, a diferença entre as noções de medir e avaliar, com ênfase na dimensão valorativa presente no ato de julgamento. Ainda, pretende-se caracterizar a abrangência do campo da avaliação educacional, identificando diferentes focos que podem se constituir em objeto da avaliação.
Prfª. Drª.Sandra Zákia Sousa


Definição de avaliação -  Determinação do valor ou mérito de um objeto, seja o que for que estiver sendo avaliado.

Provém etimologicamente do latim:

A - valere -- dar valor

Vai além da verificação

Verum face - fazer verdadeiro - -- Ato de determinar se um dado objeto possui determinadas características ou configuração - é uma operação de quantificação.

  • Prova é o instrumento de avaliação. 
  • Avaliação é o julgamento observado pelo conteúdo da prova. 
  • Nota é a expressão simplificada do julgamento.
Avaliação - descrição - análise - julgamento - decisões - ação


Avaliar para...
  • Subsidiar a tomada de decisões da caráter político, pedagógico e administrativo;
  • Induzir ações;
  • Redirecionar trajetórias;
  • Permitir escolhas informadas;
  • Identificar tendências e necessidades futuras.

Existem vários focos de avaliação em educação:
  • Avaliação da aprendizagem;
  • Avaliação institucional;
  • Avaliação de programas educacionais;
  • Avaliação em larga escala;
  • Avaliação docente.
  • etc
Reiterando
  • A avaliação constitui-se em um meio e não em  um fim em si mesma, servindo como apoio à tomada de decisões;
  • A avaliação deve ser entendida como um processo associado a um projeto educacional e social, ou seja, não é uma atividade meramente técnica, implica num posicionamento político e inclui valores e princípios.



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